sexta-feira, 14 de agosto de 2015

#Filmes&Livros: Segunda Guerra Mundial

A grande e famosa Segunda Guerra Mundial está muito ligada com o fim da primeira, pois foi por causa dos acordos humilhantes impostos pelos países vencedores no Tratado de Versalhes, que a Alemanha teve de pagar uma grande indenização de guerra, não podia mais formar um grande exercito, e mais: foi considerada a principal culpada de tudo o que aconteceu.

No entanto, um homem encheu o coração da Alemanha de sentimentos nacionalistas, dando a eles uma nova perspectiva: Aldof Hitler. Dentre todas as características de um partido nazista e todas as suas ações, o conceito de raça ariana, ou de acordo com Hitler, de uma ''raça pura'' é a primeira coisa que nos lembramos quando falamos da Segunda Guerra.

Por isso, separei livros e filmes que mostram a visão de pessoas que viveram essa época.

Uma menina que se esconde 

1 - O Diário de Anne Frank :

Livro: '' Fico apavorada quando penso que amigos íntimos estão a merce dos monstros mais cruéis que já assolaram a Terra, e tudo porque são judeus'' - Anne



Anne é uma menina sapeca que mora com sua mãe, pai e irmã, um dia ela e sua família passa a viver um escritório, dentro de um anexo secreto, com mais uma família. E antes dela ir, recebe de aniversário um diário onde escreve sobre o que tudo que acontece com ela e com os outros.

O Diário de Anne Frank não é um relato político de como foi a guerra, é apenas um diário, que por ser escrito por uma judia em tempo de guerra, é considerado um meio de como Anne testemunhou indiretamente.


Seu pai, Otto Frank, que sobreviveu, achou o diário de Anne e decidiu publica-lo

Filme: Bom, eu vi um filme que passou no TelecineCult, que passava todo os relatos do diário em forma de filme. Assim, o filme tinha 3 horas, era em preto e branco, e ainda era legendado, eu vi, mas era muito bom mesmo gente, ao contrário do livro, o filme faz uma representação de todos reunidos quando a polícia nazista chega.



No filme, da pra perceber como a Anne é doce, cheia de sonhos, ela é uma menina de personalidade forte, corajosa, não dava vestígios de se tornar uma mulher como as da sua geração. O final é de chorar, (mas vocês já sabem qual é), é indignante como uma menina tão doce tenha morrido por ganancia.

Uma menina que esconde

2 - A Menina que Roubava Livros:

Livro: A Menina que Roubava Livros é um livro fictício publicado pelo autor Markus Zusak, da editora Intrínseca.

Narrado por uma figura que representa a morte, ela conta a história de uma menina chamada Liesel e seu irmão (ambos alemães) que estão sendo levados para viver com uma família nova. Porém, no caminho a morte leva seu irmão, mas não consegue levar Liesel.


Enfim, essa nova família passa a abrigar um homem judeu em sua casa e os dois se toram amigos, é como se Liesel desse a ele uma chance para viver, a amizade dos dois é uma delicia, porém o medo e a tensão os corroem constantemente.

Filme: A Menina que Roubava Livros fez tanto sucesso que virou filme, vi apenas algumas partes do filme mas parece retratar bem os principais pontos do livro, vale o ingresso (:



Um menino que atravessou fronteiras

3 - O menino do pijama listrado:

Livro: Infelizmente nunca tive a oportunidade de ler o livro, mas pretendo.

Filme: Gente, sem brincadeira, de todos esses filme de guerra acredito que O Menino do Pijama Listrado seja o mais emocionante. Ele conta a história de uma família alemã que se muda para perto de um campo de concentração.

É interessante ressaltar, que a família desse menino é completamente diferente da de Liesel. O pai, que no tópico anterior leva um judeu para sua casa e da amor e carinho, é diferente do pai do menino, que é representante de um exercito nazista.



Enfim, esse menino descobre o campo de concentração e se torna amigo de um judeu. Gente, a amizade dos dois é linda, pura e inocente. O final é de chorar (queria muito contar mas quero que vocês vejam), serio, não vejam o Diário de Anne Frank se não quiserem, mas vejam esse filme, vocês precisam ver esse filme.



Enfim, que o holocausto foi uma coisa horrível isso foi, mas os livros de história nunca testemunharão o que aconteceu com esse povo (alemão ou judeu) durante a guerra. Acredito ser muito importante a representação em filmes para que indiretamente as pessoas nunca esqueçam como realmente foi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário