Hi :D
1 - É o básico:
O básico que vocês têm de resolver de inicio é onde eu vai estudar, pelo amor de deus não me vá estudar em cima da cama (não preciso nem falar o porquê).
Depois, aonde eu vou escrever? Eu sei que no começo é bem prático escrever em cadernos, mas mesmo que vocês só possam usar caderno, tire as folhas, tire as rebarbas e separe em pastas (confie em mim eu fiquei um ano estudando em cadernos para o vestibular e no fim do ano não pude aproveitar minhas anotações).
O que eu faço: é usar folha sulfite para escrever (não dobro) e coloco naquelas pastas divisórias. Isso claro, antes de fazer as anotações em uma folha de caderno com as coisas que vou escrevendo na pressa (as coisas que o professor fala por exemplo), assim eu leito textos, anoto dicas e coloco em uma ordem bem dinâmica e guado.
2 - O que estudar:
Antes de saber o que estudar, é preferível que vocês procurem a matéria indicada para o vestibular escolhido. Mas não tem como fugir gente, é bem provável que vocês tenham que estudar toda a matéria do ensino médio (o que é bom pois assim vocês não ficam boiando em nada), mas mesmo assim saber o que cai mais no vestibular escolhido faz com que vocês se esforcem mais naquela matéria.
Depois da pesquisa, anote tudo em uma folha ou no seu computador.
O que eu faço: Na verdade eu me toquei que listar o que tinha de estudar tipo quase dois anos depois de já estudar estudando (risos), eu basicamente estudava o que estava vendo na escola. Então, depois que eu peguei as matérias que eu deveria estudar eu fui descartando as que eu já tinha estudado e segui estudando as que faltavam.
3 - Matéria acumulada:
Eu sugiro que vocês peguem aquelas pastas de escritório (que acho que não são caras pois perto da minha casa elas custam 4 reais) e separem uma para o primeiro, uma para o segundo e outra para o terceiro ano. Elas iram de ajudar muito na hora de revisar a matéria e assim também não fica aquilo das folhas estarem tão juntas, dando a impressão de bagunça.
Bônus: O bônus é na verdade um projeto que eu fiz para poder tanto me organizar como ter uma parede de informações sempre a vista. Vou contar o que usei mas vocês podem usar a criatividade e usar outras coisas.
Bom, como eu tinha bastante espaço eu peguei como base:
- 4 folhas pretas da papel cartão,
- 22 papeis de bloco de nota retângulos,
- 22 papeis tipo post it (sem cola)
- 1 faixa de papel
- 5 papeis coloridos diferentes
A parte das informações eu ainda não coloquei muito coisa, somente:
- Tabela periódica
- Mapa do Brasil
- Tabela com os Estados, captais e suas siglas (Brasil)
Confira o passo a passo:
1 - É o básico:
O básico que vocês têm de resolver de inicio é onde eu vai estudar, pelo amor de deus não me vá estudar em cima da cama (não preciso nem falar o porquê).
Depois, aonde eu vou escrever? Eu sei que no começo é bem prático escrever em cadernos, mas mesmo que vocês só possam usar caderno, tire as folhas, tire as rebarbas e separe em pastas (confie em mim eu fiquei um ano estudando em cadernos para o vestibular e no fim do ano não pude aproveitar minhas anotações).
O que eu faço: é usar folha sulfite para escrever (não dobro) e coloco naquelas pastas divisórias. Isso claro, antes de fazer as anotações em uma folha de caderno com as coisas que vou escrevendo na pressa (as coisas que o professor fala por exemplo), assim eu leito textos, anoto dicas e coloco em uma ordem bem dinâmica e guado.
2 - O que estudar:
Antes de saber o que estudar, é preferível que vocês procurem a matéria indicada para o vestibular escolhido. Mas não tem como fugir gente, é bem provável que vocês tenham que estudar toda a matéria do ensino médio (o que é bom pois assim vocês não ficam boiando em nada), mas mesmo assim saber o que cai mais no vestibular escolhido faz com que vocês se esforcem mais naquela matéria.
Depois da pesquisa, anote tudo em uma folha ou no seu computador.
O que eu faço: Na verdade eu me toquei que listar o que tinha de estudar tipo quase dois anos depois de já estudar estudando (risos), eu basicamente estudava o que estava vendo na escola. Então, depois que eu peguei as matérias que eu deveria estudar eu fui descartando as que eu já tinha estudado e segui estudando as que faltavam.
3 - Matéria acumulada:
Eu sugiro que vocês peguem aquelas pastas de escritório (que acho que não são caras pois perto da minha casa elas custam 4 reais) e separem uma para o primeiro, uma para o segundo e outra para o terceiro ano. Elas iram de ajudar muito na hora de revisar a matéria e assim também não fica aquilo das folhas estarem tão juntas, dando a impressão de bagunça.
Bônus: O bônus é na verdade um projeto que eu fiz para poder tanto me organizar como ter uma parede de informações sempre a vista. Vou contar o que usei mas vocês podem usar a criatividade e usar outras coisas.
Bom, como eu tinha bastante espaço eu peguei como base:
- 4 folhas pretas da papel cartão,
- 22 papeis de bloco de nota retângulos,
- 22 papeis tipo post it (sem cola)
- 1 faixa de papel
- 5 papeis coloridos diferentes
A parte das informações eu ainda não coloquei muito coisa, somente:
- Tabela periódica
- Mapa do Brasil
- Tabela com os Estados, captais e suas siglas (Brasil)
Confira o passo a passo:

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