sexta-feira, 25 de setembro de 2015

De quem é a culpa?

Desculpem meu jeito de escrever neste post e também o tamanho rsrs',  mas eu preciso falar o que está engasgado e espero que vocês reflitam comigo.

Como já sabemos, o Brasil não é nada dotado quando o assunto é educação, e não falo só da educação como método de ensino, eu falo de respeito ao professor, aos colegas, etc.

É comum ouvimos as típica frases ''a educação no Brasil é uma bosta'', ''a escola que eu estudo é uma bosta'', ''queria morar em outro país'' etc, etc. Temos sempre a mania de culpar o governo por tudo, afinal, para muitos a culpa de uma sala de aula ser um caus é ''culpa da Dilma''.

Mas, a típica frase soltada por muitos professores é a mais pura verdade: ''o aluno faz a escola''. Então, não adianta o governo investir em infra estrutura, formar professores profissionais, se o aluno não sabe valorizar.

Eu te pergunto: '' Será que a culpa da má formação do brasileiro é toda do governo?''. É claro que a falta de estrutura é essencial, mas não estou falando desses casos, estou falando de alunos que possuem tudo em suas mãos e jogam tudo fora.

Tenho observado, que uma grande massa de alunos esperam que tudo caia literalmente do céu. Se ele vai mal na prova, é culpa do professor. Se ele chegou atrasado e o professor não o deixou entrar, é culpa do professor. Se a escola esta suja, é culpa das faxineiras (afinal, eu sujando dou trabalho elas). Se está faltando carteiras, se elas estão quebradas e em mau estado, é culpa da diretoria.

O problema mais sério, é a falta de respeito com os professores. As vezes nos alunos temos a mania de fazer certas coisas ou a dizer certas coisas que são desrespeitosas a eles, mas é preciso se policiar.

Pare para pensar, o professor tem (vamos supor), 10 salas em 2 escolas, sendo que cada uma tem na média de 20 alunos, o que dá 400 alunos no total. E que cada aluno tem em média 4 ou 3 tipos de notas que geralmente a maioria dos professores utilizam que é participação, trabalho, atividade e prova, o que dá 1600 ou 1200 coisas para corrigir por bimestre!

*não tenho certeza se esses dados estão certos, mas é o que eu ouço por auto de alguns professores.

Além disso, o professor tem de preparar as aulas, elaborar as provas/ e ou atividades, trabalhos, métodos de ensino etc. E tudo para que? Chegar em uma sala de aula e ser desrespeitado por alunos babacas, ouvir desaforo de pais que acham que são os professores quem devem educar os seus filhos, não serem bem remunerados pelo estado e mais uma série de fatores que o fazem ficarem estressados e deprimidos.



Não existe profissão alguma no mundo formada sem um professor do lado (nenhuma), e da forma como anda as coisas no Brasil ultimamente, eu acho incrível como eu ainda tenho praticamente todos os professores (de cada matéria), me dando aula.

E é por isso que os admiro (não, não estou fazendo esse post para puxar saco de professor algum, só estou dizendo fatos), esses educadores que tem o animo de levantar cedo todos os dias para fazer alguma coisa por seus alunos. E o foda, é que muitos deles não reconhecem.

Cara, você (aluno babaca) acha mesmo que professor tem a obrigação de correr a trás para ver se você fez a lição, dar mais uns dias para entregar os trabalhos que você deixou para o ultimo dia porque tinha ''coisa melhor para fazer''?

É realmente triste que muitos alunos (ou pais também), que não veem que estão pagando caro para estudar em uma escola pública  (ou colocar seus filhos em uma)? ''Ai a mas a escola é de graça'', nada oferecido pelo governo é de graça pois você e seus pais pagam uma coisa chamada imposto. 

Outro tipo de profissional que é tão humilhado quanto o professor em uma escola são os faxineiro. VOLTO A SEGUINTE PERGUNTA: Você acha que o papel das faxineiras em uma escola é ficar esfregando as palavras obscenas que são escritas nas cadeiras e mesas? Você acha que o papel delas é ficar varrendo os papeis de bala de você não teve a pachorra de levantar e jogar no lixo?

Eu espero que as respostas tenham sido não, pois o papel delas é recolher o lixo (que estão nas latas de lixo), varrer as salas quando estão muito empeiradas, passar um pano aqui ou ali, e não ficar limpando as nojeiras deixadas por alunos porcos.

O mais desanimador, é que depois que acontece todas essas coisas (que por sinal acontecem todos os dias), esse mesmo aluno folgado vem e fala ''o Brasil é uma bosta'', ''odeio essa escola'', ''queria estar de aula vaga'', etc.

Amigo, eu só te digo uma coisa, nenhum funcionário que trabalha na sua escola tem a função de ser seu empregado. E ao desvalorizar esses profissionais, você está jogando todo o dinheiro que você paga em impostos (que não é pouco), pela janela, pois você paga pelas carteiras, pelas, mesas, pela comido, por TUDO em que está na sua escola.

Pera ai! Tem alguma coisa de errado ai não tem? Existem escolas que não tem nem o básico de uma infra estrutura, e mesmo assim, existem alunos que enfrentam trajetos precários para ir para escola e dão mais valor ao minimo que tem do que outros, que tem acesso a internet, bibliotecas, excelentes professores e tudo mais, e quase que literalmente cagando e andando para tudo isso.

E ai, de quem é a culpa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário